O IBOPE Inteligência, contratado pela INVISTA, realizou uma pesquisa com 1000 consumidores brasileiros que utilizam jeans, a fim de analisar o comportamento na hora da compra e no uso de peças. As entrevistas incluiram homens e mulheres, entre 18 e 50 anos, das classes ABC, em 10 capitais, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o levantamento, 46% dos brasileiros que usam jeans vestem diariamente uma peça confeccionada com denim* - na média geral, utilizam cinco vezes na semana. O uso diário é maior entre os jovens entre 18 e 24 anos e a na cidade de Goiânia (76%), seguida por Brasília (59%) e Curitiba (58%).
A ocasião predominante de uso de jeans é para o trabalho (54%), seguida de lazer (46%). Entre os atributos que as peças jeans oferecem, o conforto tem destaque tanto para passear (51%) quanto para trabalhar (49%). Na avaliação dos entrevistados, o segundo benefício mais importante para ocasiões de trabalho é a praticidade (21%), e, para passear, é o caimento no corpo (19%).
Para os homens, a modelagem tradicional (73%) é a mais utilizada e está entre o modelo preferido (67%). Modelos justos (25%) aparecem em segundo lugar e, por último, as calças largas (19%). Já para as brasileiras, o leque de opções é bem maior quando o assunto é modelagem. Ainda assim, a tradicional é a mais utilizada (64%) e também a preferida (41%). Os outros quatro principais modelos que costumam usar são:
- skinny (46%);
- cigarrete (41%);
- capri (24%)
- saruel (15%).
Atenta à beleza, as mulheres se preocupam com a parte do corpo que pretendem valorizar ao usar uma peça jeans. O “bumbum” é destaque absoluto com 58% da preferência. Seguido por:
- quadril (17%);
- pernas (13%);
- coxas (4%);
- busto (2%)
- barriga (1%).
Os usuários de jeans compram, em média, sete peças ao ano. Adquiridas com mais frequência estão calça (85%); bermuda (9%); short (3%) e saia (2%). Grande parte (54%) costuma comprar em magazines ou lojas de departamentos. O segundo local são as lojas multimarcas (51%), seguido por lojas de marcas próprias (34%) e hipermercados (8%).
Na hora de investir em uma peça jeans os brasileiros pagam em média R$95. As porcentagens são:
- R$40 ou menos (5%).
- entre R$ 41 e R$ 60 (18%)
- entre R$61 e R$80 (22%);
- entre R$81 e R$100 (25%);
- mais que R$101 (29%);
Entre as características que consideram mais importantes na hora da compra a modelagem aparece em primeiro lugar, com 42%. O jeans com elastano é outro destaque da pesquisa: 54% dos entrevistados costumam usar peças com elastano.
“Frequentemente a INVISTA promove pesquisas de comportamento no Brasil e no mundo, com objetivo de subsidiar diferentes elos da cadeia têxtil com informações que adicionem valor ao negócio de nossos clientes. Com isso, podemos também desenvolver estudos e tecnologias para produção de novas fibras têxteis, que antecipem as necessidades e desejos dos consumidores”, informa Célia Pinho, gerente de produto de moda da INVISTA no Brasil.
A ocasião predominante de uso de jeans é para o trabalho (54%), seguida de lazer (46%). Entre os atributos que as peças jeans oferecem, o conforto tem destaque tanto para passear (51%) quanto para trabalhar (49%). Na avaliação dos entrevistados, o segundo benefício mais importante para ocasiões de trabalho é a praticidade (21%), e, para passear, é o caimento no corpo (19%).
Para os homens, a modelagem tradicional (73%) é a mais utilizada e está entre o modelo preferido (67%). Modelos justos (25%) aparecem em segundo lugar e, por último, as calças largas (19%). Já para as brasileiras, o leque de opções é bem maior quando o assunto é modelagem. Ainda assim, a tradicional é a mais utilizada (64%) e também a preferida (41%). Os outros quatro principais modelos que costumam usar são:
- skinny (46%);
- cigarrete (41%);
- capri (24%)
- saruel (15%).
Atenta à beleza, as mulheres se preocupam com a parte do corpo que pretendem valorizar ao usar uma peça jeans. O “bumbum” é destaque absoluto com 58% da preferência. Seguido por:
- quadril (17%);
- pernas (13%);
- coxas (4%);
- busto (2%)
- barriga (1%).
Os usuários de jeans compram, em média, sete peças ao ano. Adquiridas com mais frequência estão calça (85%); bermuda (9%); short (3%) e saia (2%). Grande parte (54%) costuma comprar em magazines ou lojas de departamentos. O segundo local são as lojas multimarcas (51%), seguido por lojas de marcas próprias (34%) e hipermercados (8%).
Na hora de investir em uma peça jeans os brasileiros pagam em média R$95. As porcentagens são:
- R$40 ou menos (5%).
- entre R$ 41 e R$ 60 (18%)
- entre R$61 e R$80 (22%);
- entre R$81 e R$100 (25%);
- mais que R$101 (29%);
Entre as características que consideram mais importantes na hora da compra a modelagem aparece em primeiro lugar, com 42%. O jeans com elastano é outro destaque da pesquisa: 54% dos entrevistados costumam usar peças com elastano.
“Frequentemente a INVISTA promove pesquisas de comportamento no Brasil e no mundo, com objetivo de subsidiar diferentes elos da cadeia têxtil com informações que adicionem valor ao negócio de nossos clientes. Com isso, podemos também desenvolver estudos e tecnologias para produção de novas fibras têxteis, que antecipem as necessidades e desejos dos consumidores”, informa Célia Pinho, gerente de produto de moda da INVISTA no Brasil.
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