sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ainda a década de 80

As influências da década de 80 estão longe de acabar. Basta darmos uma olhada mais apurada no que está sendo desfilado ou fotografado, para percebermos certos elementos característicos daquela época.
A primeira sequancia de imagens abaixo mostra, por exemplo, o estilo das mulheres de negócios. Chanel aliou a praticidade à feminilidade, enquanto Thierry Mugler traduz a modelagem masculina para uma visão superdimensionada. E agora, o estilista Haider Ackerman se inspira nessas referências, construindo um look que ao mesmo tempo lembra a alfaiataria masculina, porém com um ar sexy tanto por causa do decote estratético quanto por causa da fluidez do tecido.

 

Chanel                                         Mugler                         Ackermann


O conjunto blazer com ombreira+saia na altura do joelho, era comum em mulheres públicas que queriam manter um visual mais sóbrio, como Lady Dy. E hoje é usado por pessoas não tão sóbrias quanto Lady Gaga e aparece em desfiles numa versão mais elaborada, como o de Zac Posen.

 

         Lady Dy                                         Lady Gaga                                   Zac Posen

As jaquetas esculturais desafiavam os limites da modelagem, com a inventividade de estilistas como Claude Montana. Givenchy revisitou esse mesmo jogo de curvas e volumes.




            Montana                                 Mugler                                       Givenchy


Quanto mais volume melhor. E os tamanhos chegaram a limites inimagináveis.  Celine reestrutura todo esse exagero com seu usual senso de equilíbrio.




           Givenchy                             Saint laurent                                       Celine

As cores vivas e vibrantes talvez sejama os elementos mais característicos da década. Tudo muito cítrico, muito alegre. A onda continua.


 

        Saint laurent                          Madonna                                  Hermes

Animais sempre apareceram em versões literais. E Jil Sander refaz esse mesmo trabalho em tricô.




                 Krizia                                  Krizia                                           Jil Sander


E nada melhor para trazer de volta a década de 80, do que o retorne de um de seus mais inventivos nomes: Thierry Mugler.
Agora com direção criativa de Nicola Formichetti, a marca mantém o mesmo estilo que mescla códigos ultra femininos ao futurismo.
Vai demorar pra década de 80 ir embora.






Por : Eduardo Paixão






Nenhum comentário:

Postar um comentário