quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Anos 20 - Reloaded

Em tempos em que a liberdade associada à sofisticação ganha uma especial atenção, não é de se surpreeender que a década de 20 e seu estilo passem a influenciar a moda.
Esse período foi um momento de libertação para a mulher, que aposentava de vez o espartilho e conquistava uma silhueta mais reta, com uma até então inusitada liberdade de movimentos. Nesse período também, as mulheres começaram, mesmo que timidamente, a adotar conceitos masculinos de estilo, especialmente nos cortes de cabelo, que eram bem mais curtos.
Mas a liberdade nas peças não significava simplificação. Muito pelo contrário. O que se via nesse período eram peças com cortes "desabados", porém com muitos bordados, influências de estilos arquitetônicos formando intrincados jogos de padronagem e as tão famosas franjas das melindrosas.
Para o verão 2012, vários estilistas foram buscar nessa fonte, uma leitura contemporãnea da liberdade conjugada ao luxo e à sofisticação. E também aos esportes da época, como o tênis que começava a ser praticado sistematicamente pelas mulheres.
Veja abaixo, o ontem e o hoje.






























Por: Eduardo Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário